Laudes I semana - Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário

 Laudes I semana - Comunidade Católica Shalom

O que são as Laudes?

Mas afinal, o que são as laudes? As laudes são uma oraçãoque desde os tempos remotos da Igreja rezavam-nas a fim de caracterizar ofindar da noite que abre o dia. “É a voz da esposa, a Igreja, que surge paraacordar o esposo” , e que representa para nós a “santificação do período damanhã” (IGLH 38).

Nesta Oração matutina, podemos encontrar uma esplêndidariqueza simbólica, seja observando a natureza (manhã, aurora, luz, solnascente, começo do dia), contemplando a ressurreição de Cristo (Jesus “é a luzverdadeira que ilumina todo o homem” Jo 1,9), ou ainda contemplando a Deus queé Criador de todas as coisas e Senhor das nossas vidas, e que por isso mereceas primícias do nosso dia que é o louvor da manhã.

Para que rezar as Laudes?

Como bem ensina São Cipriano, “devemos orar pela manhã, paraque pela oração matinal se celebre a ressurreição do nosso Senhor” . Podemosainda recorrer às palavras de São Basílio Magno: “A oração da manhã tem porfinalidade consagrar a Deus os primeiros movimentos de nossa alma e de nossamente, e, antes de nos ocuparmos com qualquer outra coisa, deixar que o nossocoração se regozije pensando em Deus; (…) pois o corpo não deve se entregarao trabalho, sem antes termos cumprido o que disse a Escritura: “Eu vos invoco,Senhor, desde o amanhecer. Escutai-me, porque desde o raiar do dia eu vosapresento minha súplica e espero” (Sl 5, 4-5) .

Assim, rezamos as Laudes para santificar todo o nosso dia etrabalho, por meio do louvor a Cristo Ressuscitado. Cristo, que venceu a morte,vem ser vencedor em nossas vidas por meio da nossa experiência pessoalconcebida pela manhã que vai direcionar todo o nosso dia para a vontade do Pai.

Verso Introdutório


Domingo hino


Sl 62(63) - Sede de Deus 1ª



Sl 62(63) - Sede de Deus 2ª



Dn 3, 57-88.56 - Louvor das criaturas



Sl 149 a alegria e o louvor



Responsório breve



Segunda-feira hino



Sl 5, 2-10.12-13



1 Cr 29, 10-13


Sl 28(29)



Responsório breve 2



Terça-feira hino



Sl 23(24) entrada do Senhor



Tb 13, 2-8




Responsório breve 3



Quarta-feira hino

____________________________________

Laudes primeira semana, Laudes first week, Препятствует первой неделе, 老撾人第一周, 最初の週は賞賛される, Laudes la première semaine, Laudes Comunidade Católica Shalom

____________________________________

Fonte:

Nenhum comentário :

Postar um comentário


Oração à São Miguel Arcanjo
“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém!”

Oração à São José:
Amado São José, vós que fostes instrumento da Providência Divina na Família de Nazaré, na Igreja e para com vossos irmãos, fixai nossos olhos nas coisas que não passam e dai-nos a graça de ordenar nossas vidas para os tesouros do céu. Amém! (em seguida, reza-se um Pai-nosso, uma Ave Maria, um Glória)
Glorioso São José, que fostes modelo de vivência da pobreza, da sobriedade, de instrumento da Divina Providência; vós que não detivestes para vós mesmo nenhum bem material ou espiritual, destinando-os sempre às necessidades de Jesus, de Maria e dos vossos irmãos; vós que, por graça divina, vistes restaurada em vós a vocação original do homem à caridade, trabalho, partilha e comunhão; vós que, inspirado pelo Espírito Santo, acolhestes a nova economia do Reino do vosso Filho Jesus, intercedei para que acolhamos o mesmo convite que vos fez o Pai de ser instrumentos de Sua Paz, de Sua Providência, de Sua Caridade, de Sua Pobreza para o homem de hoje. Amém